top of page
D E S A I R E
vire à esquerda
SOBRE o DESAIRE!

Desaire: s. m. (do latim-francês "deblacê") 1.Falta de elegância ou distinção. 2.Ato indecoroso, desdouro. 3.Infortúnio, desgraça. 4.Um blog muito massa, que você deveria ler.
O Desaire Blog surgiu a partir de uma ideia no mínimo ousada. Jean Motta, fundou o blog, lá em meados de 2008 inspirado pela épica "Punk Magazine", de John Holmstrom e Legs McNeil (em 1975). A ideia era criar uma revista, que conseguisse traduzir e transimitir através dela as efervescências culturais, temporais e atemporais que ele presenciava e viria a presenciar.
Seria como um pólo onde poderiam ser concentradas todas as suas referências, e tudo o que estava rolando na cena underground. Música, cinema, literatura, cultura pop, arte visual, movimentos sociais... em fim, tudo o que cirulava na cena cultural e que carregava consigo múltiplos significados a serem desdobrados. O "teto" era ousado, e muito mais complexo do que eu poderia sintetizar, tanto que o cunho político e social era um ponto indispensável na construção do conceito de Desaire. Ah, o conceito. O objetivo era criar um conceito, amplo e aberto. Um espaço de debate, e troca de ideias e experiências. Nada de ser apolítico, um espaço politizado, que através do entretenimento, da cultura pudesse propoorcionar o debate e a reflexão sobre o contexto social dos movimentos e culturais quase sempre marginalizados.
Desaire! aquilo que é impróprio, que desce rasgando pela garganta, mas que está ali o tempo todo, escrachado e instigante, aquilo as pessoas fingem que não vêem e não querem ver, por que é tudo o que as traduz. Tudo muito massa, um teto ousado. Tão ousado, que na época, em razão da falta de recursos, foi sintetizado em um blog. O blog, por sua vez, até 2013, trouxe muita coisa legal, muito conteúdo, bastante material compartilhado e um movimento bem interessante.
Agora... depois de um tempinho parado, o Desaire volta como SITE! Aberto a colaboradores, como sempre e repaginado. O "teto" continua sendo o mesmo, um conceito em construção com bastante desconstrução ao longo do caminho.
Desfrutem!
Jéssica Nunes, colaboradora do novo Desaire
SOBRE os AUTORES!
Jean Motta é músico, escritor e pesquisador por hobbie. Nas horas vagas, estudante de Ciências Sociais (UFRGS), e professor. Fora tudo isso, ao que interessa, acha indispensável a possibilidade de compartilhar o conhecimento sob as diversas formas em que ele se concentra, é o que procura fazer aqui no Desaire.
Vai trazer muita cultura undergroud, desde cinema, música até literatura; além de resenhas sobre shows, discos e noticias sobre o universo pop, política e sociedade. Ensaios polêmicos, cultura geek e games também entrarão no repertório.
Jéssica Nunes é estudante de Ciências Sociais (UFRGS), quando não está estagiando na Educação Especial, ou envolvida em projetos paralelos aleatórios, está procurando desaires pela noite e fazendo inveja as inimigas.
Alternando tudo isso fazendo o que mais gosta: em casa de pijama assistindo um filme, ou lendo um bom livro, ou tudo ao mesmo tempo abstraindo esses universos em suas pinturas e desenhos particulares.
Através de seu olhar crítico, atravessando os seus caminhos coloridos e sombrios, ela compartilhará no Desaire tudo aquilo de mais interessante que quase sempre escapa e se perde nos clichês.
Destaque
Inscreva-se para receber atualizações Desairosas
Tags
bottom of page